28.9.13

Como escolher um Álbum de Scrapbooking

Eu sou apaixonada por fotografia e faço questão de revelar algumas, pelo menos as principais e especiais! E onde guardar as fotos reveladas?! Esta é uma dúvida frequente, recebo muitos e-mails perguntando qual a melhor opção de álbum de scrapbooking. E geralmente respondo que é relativo, porque depende da quantidade e do momento registrado nas fotos. Hoje vou explicar um pouquinho de cada estilo de álbum de scrapbook, para auxiliar você na hora de escolher o melhor modelo para cada ocasião. Confira:

Álbum de Scrapbooking 
O álbum tradicional de scrapbooking é aquele que comporta páginas 30,5x30,5cm. Mas também é possível encontrá-lo em tamanhos menores, como A4, 20x20cm e 15x15cm. Este álbum pode conter plásticos ou papéis no interior, a vantagem do modelo com plástico é que as páginas ficam protegidas, e a vantagem do modelo com papel é que você pode criar páginas mais interativas (com elementos para puxar, abrir etc.). Em geral possem 10 plásticos ou 10 folhas, mas no caso dos plásticos você pode adicionar mais alguns, entretanto é importante que o álbum não fique muito grosso e não ultrapasse a largura da canaleta ou espiral, porque assim ele pode ficar estranho e difícil de guardar.
Este modelo pode ser feito por evento/acontecimento (casamento, formatura, aniversário, viagem etc.), por ano ou aleatoriamente, e cabem várias fotos de tamanhos variados. É ideal para quem gosta de decorar as páginas de scrapbooking, por isso é o mais trabalhoso porque você decora página por página, inclusive a capa. Mas é uma delícia de fazer!!!

Este são alguns do álbuns de scrapbooking que a Lari Batista fez, um mais lindo que o outro:











Mini-álbum 
O mini-álbum, também conhecido com daybook, é uma versão menor e mais artesanal do álbum tradicional de scrapbooking, e pode ser encontrado em tamanhos menores que 20cm. Geralmente a base deste álbum é você quem faz, mas também existem vários modelos e formatos (coração, flor, circulo etc.) prontos para você comprar. A ideia deste álbum é registrar um momento especial, é muito utilizado para presentear as pessoas especiais (amigos, família e namorados) e o número de fotografias é reduzido. Para melhor adaptação ao tamanho do álbum é interessante revelar as fotografias menores que o tamanho tradicional de 10x15cm, porque assim cabem mais fotografias e você ainda consegue decorar.

Estes são alguns dos mini-álbuns feitos pela nova-iorquina Cecil:


No mini-álbum você fica livre para colocar página em vários tamanhos, formatos e materiais...


Os elementos vazados ficam muito interessantes nos minis:




Projetc Life
O project life é uma nova versão do álbum tradicional de scrapbooking, com páginas 30,5x30,5cm e outros tamanhos. Entretanto ele tem o modelo de um fichário e os plásticos internos possuem divisórias e repartições de tamanhos variados. Ou seja, você consegue aproveitar melhor os espaços no álbum e consequentemente colocar um número maior de fotografias e itens. Geralmente quem monta este álbum o faz de forma anual, como se contasse a história de cada ano, registrando os momentos mais importantes. A vantagem deste álbum é que você vai montando aos poucos, quadradinho por quadradinho, com a sequência dos fatos. É um verdadeiro registro de sua história.

Este é o Project Life da Sam, onde ela registrou toda a gravidez e nascimento do bebê:






Smash Book
O smash book é um caderno com folhas estampadas, onde você pode escrever, decorar e colar fotografias. É como se fosse um diário onde você registra seus melhores momentos, e é encontrado em 3 tamanhos diferente. Pode ser feito temático (viagem ou algum evento especial) ou de fatos aleatórios. Cada cor do Smash Book tem um tema interno  por exemplo: o Smash com canaleta azul tem o tema "vintage então é interessante observar o tema de acordo com as fotos que você deseja colocar. Ele vem com uma caneta que escreve de um lado e cola do outro!

Este Smash super lindo da Jen Evans com o tema "moda":








Snap
O snap é uma mistura de project life + smash book. Ele é no modelo de fichário, tem plásticos internos com repartições de vários tamanhos, entretanto é menor que o Project Life. Além dos plásticos ele vem misturado com folhas estampadas e também tem vários temas como o Smash Book.

Melissa fez seu Snap com as fotos da viagem para a Disney:



Além das fotos e textos ela colocou tickets e ingressos dos parques que visitou:



Ela trouxe até um pouquinho da areia de um dos parques aquáticos como recordação:



E qual é o seu álbum favorito?!

10 comentários:

  1. Tooooooodos... arrasou com esses exemplos mega inspiradores. Obrigada por compartilhar. Bj

    ResponderExcluir
  2. Lindos álbuns , linda dica !!!!
    Tenho vários álbuns grandes, e também smash e este ano meu álbum do mês a mês é um Snap.
    Para cada momento um álbum. Bjs e bom fds

    ResponderExcluir
  3. Nayda que post legal!!!!! eu amo fazer minis.... de todos os jeitos!!! beijão,

    ResponderExcluir
  4. Nayda, ótima matéria!
    Eu prefiro o Snap porque não tem o Wire-o fino do Smach, e por outro lado não é tão grande quanto um álbum normal.

    Bjkas

    ResponderExcluir
  5. Adorei o post!
    Fico com o bom e velho 30x30!
    Bjs

    ResponderExcluir
  6. Nayda, ótimo post!
    Eu comecei com um de 30x30, mas não engrenei! Me apaixonei pelos minis e agora meu vício é o Smash. O Snap parece ser bem legal, acho que vai ser meu próximo queridinho!!

    bjinhoo

    ResponderExcluir
  7. Nayda, adoroooooooooooooo seu blog de tao lindo de viver que é! O BLog e todo o conteúdo. Sempre visito!!! Adorei esses albuns ai, fiquei com vontade de fazer um da Disney...hehehe

    bjos
    Gisele

    ResponderExcluir
  8. aliás, tenho um snap novinho, acho q vai ser ele...rs

    ResponderExcluir
  9. Muito legal a explicação, adorei! Cada um tem a sua beleza e merece ser explorado em momentos diferentes.

    ResponderExcluir